Blog do André

Declaração de Warren Buffett, um dos maiores investidores da história e o atual segundo homem mais rico do mundo, após receber duras críticas depois de alguns fracassos financeiros onde era rotulado como “velho investidor”, numa época que poucos acreditavam no seu sucesso. O texto fala sobre seu modelo de pensar e agir que ele chamava de “Placar Interno” – uma rigidez em relação a decisões financeiras que o inspirava desde sempre, que nunca o deixou fraquejar. Retirado do livro “A Bola de Neve”.


            “Eu me sentia como se estivesse de costas, com a Capela Sistina diante dos olhos e pintando livremente. Gosto quando as pessoas dizem: ‘Nossa, que pintura mais bonita!’ Mas eu sou o artista, e, quando alguém diz: ‘Por que você não usa mais vermelho, em vez de azul?’, é o fim. A pintura é minha. Não me importo com o que dizem sobre ela. Eu nunca vou termina-la. E essa é uma das melhores coisas a respeito dela.

         O que mais determina o comportamento das pessoas é o fato delas terem um Placar Interno ou um Placar Externo. Se alguém consegue ficar satisfeito com o seu Placar Interno, isso o ajuda. Sempre coloco a coisa da seguinte maneira: eu digo ‘Veja bem, o que você prefere: ser o melhor amante do mundo e saber que todos acham que você é o pior, ou ser o pior amante do mundo e saber que todos acham que você é o melhor?’ É ou não é uma pergunta interessante?

         Vou fazer outra. Se o mundo não pudesse ver seus resultados no papel, você preferiria ser considerado o maior investidor do mundo, mas de fato ter o pior histórico do planeta, ou ser considerado o pior investidor do mundo, quando, na verdade, é o melhor?

         Na educação dos filhos, acho que a lição que eles aprendem desde uma idade muito tenra é aquilo que seus pais dão importância. Se os pais se importam apenas com o que o mundo vai pensar e ignoram a maneira como o filho se comporta de fato, ele acaba desenvolvendo um Placar Externo. Meu pai não foi assim: ele era um cara 100% Placar Interno.

         Ele era um verdadeiro inconformista. Mas não por amor ao inconformismo. Ele simplesmente não se importava com o que os outros pensavam. Meu pai me ensinou como a vida deve ser. E eu nunca conheci ninguém como ele.”





Eu considero o Warren Buffett como um modelo a ser seguido, um verdadeiro mestre mesmo. Achei incrível esse texto onde ele fala sobre ser o que nós somos e não fazer apenas o que os outros acham que é certo.

Categories:

Se você leu o texto e gostou, deixe um comentário!!!