Blog do André

Esse artigo é do Dr. Marcus, um médico da Paraíba, que conheci na internet por causa de uma coisa em comum entre nós: Paixão pela Loteca - a loteria esportiva.

Ele publicou o artigo no blog do Lotequeiro e Palmeirense Pedro Luz.

O artigo fala da sua primeira aula no curso de medicina. Leiam e no final vocês entenderão o por que eu gostei muito do artigo.

Publico esse artigo aqui no meu site em homenagem a minha amiga Analana.


***

Crônicas do Dr. Marcus - A Primeira Aula

Eram 50 alunos naquela sala. Todos na faixa entre 17 e 25 anos, os rapazes com o cabelo "tipo militar", devido à máquina zero, obrigatória quando da aprovação no vestibular há apenas 30 dias. O jogo estava praticamente empatado com 24 moças e 26 rapazes aguardando ansiosamente a primeira aula do curso de medicina, em fevereiro de 1978. Alguns já se conheciam dos cursinhos pré-vestibulares, e conversavam animadamente, enquanto outros completamente forasteiros, se encontravam "mais perdidos do que cego em tiroteio" O que nos aguardaria nos próximos 6 anos ?

De repente, entra na sala de aula um médico muito conhecido na cidade, já com seus 70 anos, com a fisionomia tranquila de quem já passou por aquilo tudo, transbordando um universo de compreensão diante da nossa ansiedade latente. Estava acompanhado por alguém bem mais jovem, que vinha a ser o coordenador do curso de medicina. E o professor iniciou sua explanação. Primeiramente nos parabenizou por conseguir a aprovação naquele vestibular tão concorrido, lembrou-nos que a medicina era um sacerdócio e que impunha muitos sacrifícios, que as responsabilidades seriam tremendas, e que as expectativas sobre nosso desempenho seriam verdadeiramente brutais. Falava de um jeito manso, magnetizador, andando calmamente com um pedaço de giz na mão. Diante daqueles olhares hipnotizados, que nada perdiam, dava conselhos que se mostrariam extremamente úteis em nossas vidas futuras. Explicou que a medicina mudara muito desde que ele se formara, e que as novas tecnologias eram muito importantes para o avanço da profissão, mas que jamais substituíriam um bom exame clínico e uma sensibilidade acurada para a verdadeira essência do paciente. E nos deixou alvoroçados quando afirmou peremptoriamente que o mais importante não era aprender tudo sobre as doenças, mas algo sobre os doentes. Por trás de cada diagnóstico preciso, disse, estava alguém que sofria e que precisava, muito mais do que medicamentos e cuidados médicos, de compreensão e amor. E arrematou: "Assim como vocês estão aqui, iniciando uma nova vida". Esta última frase deixou muita gente naquela sala, com os olhos marejados, uma nuvem de lágrimas no horizonte.

Então, o professor escreveu no quadro duas palavras: BIBLION....Khristos...."Não se preocupem, meus jovens. Não é aula de religião, apenas e tão somente uma introdução à TERMINOLOGIA MÉDICA, com a qual, vocês terão que se acostumar, já que a imensa maioria de nossas palavras vem do grego e do latim, e não fica bem para um médico não saber coisas essenciais sobre o que falam, despejando apenas termos "decorados", sem saber de onde vem as palavras que utilizam no dia a dia profissional" Falou então, um pouco sobre a História da Medicina, e nos incentivou a realmente proferir, quando no dia de nossa formatura, o "Juramento de HIPÓCRATES", (considerado o pai da medicina), e não o juramento dos "HIPÓCRITAS". Algumas risadas se deixaram ouvir...E começou então uma interessantíssima explanação sobre Terminologia Médica. "Quando vocês encaminharem um paciente para a OFTALMOLOGIA, lembrem-se que OFTALMOS significa OLHOS no idioma de Hipócrates, e que LOGOS significa "estudo", assim sendo, OFTALMOLOGIA é o "estudo dos olhos". Da mesma forma, DERMATHOS significa PELE em grego, e você vai encaminhar para a DERMATOLOGIA, alguém com problemas de pele. O coração, este órgão tão importante, é KÁRDIOS, e então, temos a CARDIOLOGIA. GASTROS é estômago, e ENTEROS é intestino, de onde vem GASTRO-ENTEROLOGIA. O OTO é ouvido, RINOS nariz, e LARINGO é garganta, de onde vem consequentemente OTORRINOLARINGOLOGIA. O nome que os gregos davam para os vasos sanguíneos era ANGIOS, e vem daí, logicamente ANGIOLOGIA....e nos inundou com uma torrente de informações gostosas e valiosas no "idioma primeiro" da medicina. Até mesmo alguns preconceitos foram enterrados naquela aula: "Muitos falam com medo ou pudor sobre palavras que nada tem de "sujas". SPERMA significa sementes em grego, GINECOS vem de "mulher", PROCTOS vem de "ânus". Por fim ele falou sobre o preconceito. Preconceito é coisa antiga, e vocês jamais devem se esquecer que HISTERO significa útero, os gregos achavam que só as mulheres poderiam ter "crises nervosas", e denominaram de HISTERIA, o que nós chamamos de "frescura", e de HISTÉRICAS, as mulheres que se deixavam levar pelo nervosismo. E daí, vem outra importante informação sobre terminologia para vocês. ECTOMIA significa a "retirada" de alguma coisa, e daí vem HISTERECTOMIA para a retirada do útero, e APENDICECTOMIA para a retirada do apêndice, e ESPLENECTOMIA para a retirada do baço (sim, ele afirmou "baço" vem de SPLENON, e fígado de HEPATOS, e daí derivam HEPATITE e HEPATECTOMIA. O que chamamos "sangue" é HEMO, e vem daí HEMOrragia, HEMOdiálise, ANEMIA (AN) negação + HEMOS=ANHEMOS, e ficou por ANEMOS, que passou para ANEMIA.

Lembrou então que BIBLION significa livro, e que Khristos se traduz por "salvador". E brincou: "Cuidado com TANATOS, o deus da morte, dos gregos (de onde vem a TANATOLOGIA, estudo da morte..., sim, ele afirmou, HIPNOS era o deus do sono, de onde vem HIPNOSE, e que tivéssemos cuidado com o segredo da profissão, para não darmos com a língua nos dentes...."dentes, dentes", ele repetiu, calmamente, para depois concluir: Claro que vocês já desconfiam que ODONTHOS é dente, em grego, não é mesmo?. Por fim, ele afirmou: "Bem, creio que já aborreci vocês por demais para um primeiro dia, e vou deixá-los agora com o coordenador do curso de medicina, que vai explicar exatamente as torturas, quero dizer, as disciplinas que vocês terão que estudar, a partir de agora, Caso vocês queiram, posso voltar amanhã, para uma nova aula sobre TERMINOGIA MÉDICA"....e diante da clara aceitação dos alunos afirmou: "Ainda bem que vocês querem assim, pois teriam que me engolir mesmo se não quisessem. A disciplina começa de fato amanhã. Sejam bem vindos", e saiu sem mais nada dizer, diante dos aplausos silenciosos de todos os alunos.

Infelizmente, esta primeira aula jamais aconteceu....eram 50 alunos, sim, mas ao invés do velho professor e sua aula inaugural sobre TERMINOLOGIA MÉDICA, tivemos uma jovem professora esbaforida, que chegou assustadíssima, perguntando onde ficava a turma de medicina, adentrou na sala, e sem mais delongas foi dizendo seu nome e desenhando o CICLO DE KREBS no quadro negro....sim, era aula de BIOQUÍMICA, e lá fomos nós, para a nossa primeira aula no curso de medicina.


***


Eu também já sonhei com várias primeiras aulas que nunca existiram... Quem sabe esse artigo não sirva de inspiração pra que eu escreva a minha primeira aula dos sonhos. Enquanto isso, você pode ler como seria a Minha Escola dos Sonhos.

Categories:

Se você leu o texto e gostou, deixe um comentário!!!