Blog do André



Esse post é mais um que eu falo sobre educação.

Leia outros dois posts meus e mais um que não é meu AQUI, AQUI e AQUI.

Ao contrário dos textos acimas, escritos em 2009, esse será mais curto, já que a partir de 2010 eu comecei a usar o Twitter e aprendi a ser mais objetivo.

Hoje gostaria de falar das provas, dos exames que os professores aplicam para, como o próprio nome diz, o aluno provar que aprendeu.

A maioria das escolas aplicam as provas pressionando os alunos para que cometam erros. Isso está errado.
Por isso que muitos acabam chutando e o que gostaria de dizer aqui é que os alunos deveriam acabar com essa história de chutar quando não sabem a resposta.

Não estou falando que aluno não deve estudar, mas o que quero dizer é que a prova deve ser mais uma ferramenta para o aprendizado do que uma simples forma de seleção dos bons dos ruins.

Antes de mais nada, estou falando aqui das provas das escolas, e não de seleções para empregos, ou concursos públicos etc, estes sim estimulam a competição e encontrar o melhor da classe.

Mas na escola não é interessante saber quem é o melhor aluno da classe. Isso não faz diferença nenhuma e só prejudica o aprendizado dos outros alunos. Cada um é diferente, aprende num tempo diferente, duma maneira diferente e um assunto diferente.

Voltando a falar das provas, eu acho que o sistema atual de provas é muito ruim, pois as questões estão cada vez mais difíceis e cada vez mais encontram-se as famosas "Pegadinhas". Gostaria de falar pros professores que adoram pegadinhas, dar uma pegadinha em outra coisa.

As pegadinhas estimulam o erro e só isso. Apenas confundem e não faz o aluno ficar mais inteligente, como pressupõe-se.

Pra mim, esses tipos de provas fazem com que os alunos decorem o conteúdo e não aprendam a matéria, estudam pra decorar, e, logo que termina a prova, esquecem de tudo.

Então como seria a prova ideal, ao meu ver?

Pra mim a prova deveria ser sempre em múltiplas escolhas, com alternativas absurdas no meio da alternativa correta. Das 5 alternativas, 4 deveriam ser ridículas e assim a alternativa correta ficaria em evidência.

Por exemplo:

1) Das opções abaixo, qual predomina o relevo brasileiro?
a) Planalto da República
b) Depressão pós-parto
c) Planaltos, Planícies e Depressões
d) Calvíce
e) Verde

A resposta pra quem ainda não sabe é a alternativa C.

O que quero mostrar com isso é que a alternativa A, B, D e E estão completamente fora do contexto da pergunta ou estão com um tom irônico fazendo uma espécie de brincadeira com as alternativas. Sendo assim, mesmo que o aluno não sabe a resposta antes de ler as alternativas (e aposto que você não saberia), ele conseguirá saber, por eliminação, que a correta é a alternativa C.

Vamos ver outro exemplo:

2) Como são classificados os dois tipos de divisão celular nos seres vivos?
a) Claro e Vivo
b) Motorola e Nokia
c) Bateria e Chip
d) Serie A e Segundona
e) Meiose e Mitose

Mais uma vez fica evidente que a alternativa correta é a E.

Claro que estou usando exemplos de alternativas muito absurdas, e que não precisam ser tão ridículas assim, mas a idéia seria essa.

Eu mesmo pesquisei no google esta resposta, pois não saberia de cabeça, e a maioria dos alunos na hora da prova provavelmente não, se fosse dado outras alternativas com "pegadinhas" que confundem.

Com esse modelo de alternativas absurdas, o aluno entra na prova sem saber e sai sabendo, ou seja, a prova serve como uma ferramenta para que o aluno aprenda e não para que o aluno se confunda.

Dessa forma, não haveriam mais chutes ou alunos reprovados com capacidade para aprender mas que foi confundido pela pegadinha ou alunos aprovados que mal sabem escrever, mas passou no exame por causa do chute.

Se você acha isso impossível, veja o link abaixo:

http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2010/04/analfabeto-e-aprovado-em-concurso-e-causa-polemica-em-pernambuco.html

Categories:

Se você leu o texto e gostou, deixe um comentário!!!